A água vai acabar ?

Enquanto você pensa na resposta, entenda a importância do recurso para o ser humano.



Fonte: Canal Azul

Bom domingo !

Reaproveitamento de Alimentos


O Brasil é campeão mundial em desperdício de alimentos. Todo ano, joga na lata de lixo o equivalente a 12 bilhões de reais em comida, quantidade suficiente para sustentar 30 milhões de pessoas. Dos 43,8 milhões de toneladas anuais de lixo geradas no país, 26,3 milhões são de comida. O esban-jamento começa no plantio e se repete na colheita, no transporte, na armazenagem, em supermercados, feiras, restaurantes, despensas e cozinhas.
Muitas vezes não percebemos mas, todos os dias, deixamos de consumir uma quantidade considerável de vitaminas presentes nos alimentos. Casca de ovo, sementes de abóbora, etc. Inúmeros são os exemplos de “restos” de alimentos de alto teor vitamínico que, na preparação de refeições, acabam indo parar na lata de lixo.
Para termos uma idéia do que costumamos perder, apenas 100 gramas de rama de cenoura têm 25,5 mg de ferro e essa quantidade é o dobro da necessidade diária de ferro para um adulto. Essa parte da cenoura, além de ajudar na conservação do legume, pode ser usada posteriormente na preparação de arroz ou saladas.

Veja abaixo algumas receitas que pode ser feito com os restos de alimentos

Doce de Casca de Abacaxi com Côco
Casca de 1 abacaxi picada2 xícaras (chá) de açúcar1 pacote de 100g de côco ralado1 colher (sopa) de margarinaDescasque 1 abacaxi, lave a casca e ferva com um pouco de água.Bata a mistura no liquidificador e coe.A parte que ficou na peneira leve ao fogo em uma panela e acrescente o açúcar, o côco, a margarina e o cravo, se quiser.Mexa sempre até desprender do fundo da panela. Dá 16 porções

Doce de Casca de Banana

5 copos de cascas de banana nanica, bem lavadas e picadas2 1/2 copos de açúcar.Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve o caldo do cozimento e deixe esfriar. Bata as cascas e o caldo no liqüidificador e passe por peneira grossa. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo lento. Mexendo sempre, até o doce desprender do fundo da panela.

Folhas de Brócolis ao Forno

600 g de folhas de brócolis (1 pé)2 ovos batidos2 colheres (sopa) de margarina¼ xícara (chá) de farinha de rosca2 colheres (sopa) de queijo raladosal à gostoCozinhe um pouco as folhas de brócolis com sal e escorra. Misture a farinha de rosca com a margarina derretida e junte todos os outros ingredientes, menos o queijo ralado que deve ser salpicado por cima. Asse em forno moderado por 30 à 40 minutos.

Comentário :
Todos os dias jogamos um quantidade muito grande de nutrientes na lata do lixo, como cascas, talos de vegetais, sementes entre outros. O desconhecimento dos princípios nutritivos do alimento ocasiona o desperdício. Faça a experiência de reaproveitar alimentos, além de serer saborosos e nutritivos também são econômicos.
Professoras Glaucia e Priscila
Fonte: georickk.multiply.com/journal/item/9


Rios de São Paulo: ambientalistas lutam contra a poluição no Tietê

Olá tudo bem ? Hoje mostraremos mais uma matéria sobre os rios de São Paulo.
Uma paisagem branca ( mas não é de pureza ), na cidade de Pirapora do Bom Jesus, indica toda a poluição gerada pelos sabões e detergentes lançados nos esgostos da população da capital e interior. Porém, parece haver uma luz no fim da túnel no que diz respeito a despoluição do rio no interior.



Infelizmente há muito o que ser feito, mas já existe um começo. É preciso a ação do poder público e apoio da população para que este quadro melhore. Deixe seu comentário para nós.

Abraços

Brechó à Serviço do Meio Ambiente


Se você gosta de um visual retrô e de roupas baratas, você é ou vai ser freqüentador de um brechó. Trata-se de uma loja de roupas usadas e antigas, ou novas com um corte ou modelo de algum tempo passado e, geralmente, com preços muito convidativos. Para criarem seu próprio estilo, muitas pessoas usam e abusam do brechó e do bazar e visitam, desde feira de artesanato. Como uma das principais características do pós-modernismo é a valorização do antigo nada é mais atual que assistir a um balé clássico ou ver um filme antigo, bem como rever conceitos de moda, roupa e decoração. Hoje as roupas nas ruas mostram uma liberdade de cores e formas, coisa que não existia há décadas; as pessoas podem optar por entrar ou não na moda, seguir ou não tal tendência. Sapatos, saias longas, vestidos indianos, estampas psicodélicas, veludo, crochê, tricô, saias pregueadas, rendas, flores, cortes retos, casacos de couro e acessórios como perucas e lenços são peças que podem ser encontradas nos brechós. Há todos os estilos e tendências, para todo tipo de gente. Em outras palavras, brechó é um lugar para quem quer fugir da ditadura da moda ou entrar nela pela porta lateral sem gastar muito. Estando em qualquer cidade, dê uma conferida. O ideal é juntar uma roupa retrô com algo mais moderno para fazer um estilo próprio, de forma harmônica. Basta ter um espírito de garimpagem para achar uma roupa que é a sua cara e, o melhor, com um preço baratíssimo. Sim, vale muito a pena além de contribuir para o meio ambiente.
Obs: O substantivo masculino brechó é derivado da palavra Belchior, o nome do comerciante que montou no Rio de Janeiro a primeira casa de compra e venda de roupas e objetos usados, no século 19.

Comentário
Os brechós ainda são alvos de preconceito, isso acontece porque muitas pessoas nunca entraram para conhecer. Podemos encontrar nos brechós peças exclusivas, interessantes, sofisticas e com ótimos preços, sem contar que é um consumo consciente é ecologicamente correto.


Glaucia e Priscila
Fonte : www.revistaparadoxo.com

Caixa de feiras viram móveis

Se você quer ver uma cena nada agradável, basta ir à feira quanto ela estiver prestes a ser encerrada (a famosa “xepa”). A probabilidade de você encontrar alimentos e caixotes espalhados pelo chão é bastante alta. Mas se não há muito o que possa ser feito com as frutas e hortaliças jogadas pela feira, os caixotes podem adquirir utilidades bem interessantes.
A editora Zouk, de Porto Alegre, pensou nisso e resolveu fazer dos caixotes estantes para uma de suas três livrarias. A reutilização desse material conferiu à livraria um clima bastante autêntico e acolhedor, sem contar, claro, a vantagem ambiental da atitude.
Mas se você não tem uma livraria, fique tranquilo. O blog Vi, Gostei, Bloguei juntou algumas imagens da internet, mostrando que os caixotes podem virar móveis bem charmosos na decoração de um casa.
Bom domingo!

O Bicho


O Bicho


Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.


Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.


O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.


O bicho, meu Deus, era um homem



Manuel Bandeira, 1947.



Este poema é uma reflexão sobre as condições de pobreza em que o homem se encontra. Há também um grande problema que é o desperdício de comida. Evite o desperdício! Quando for pegar comida na escola, pegue somente aquilo que vai comer, pois aquela comida que você joga no lixo poderia estar alimentando alguém muito faminto. Pense nisso !

Deixe seu comentário prá nós e diga o que pensa.


Bom fim de semana!

Poesias & Meio Ambiente - 3°A



Bonitas e reflexivas poesias criadas pelos alunos Wellington, Washington, Rodrigo, Bruno e Allan do 3°A.




O Nosso Pensar

Nós pensamos sempre
Em desperdiçar,
Nunca pensamos
Em preservar

Deixamos de lado
O verde e as flores
De outono, deixamos
De lado as coisas que
Mais amamos

Nós, concretos, os muros
Dispersos, deixamos mergulhar
O verde da natureza ao
Banhar em cru as arvores e as borboletas
De um mundo que está
Pronto para mudar.






Fim

Meus heróis morreram
Minha natureza simplesmente
Me deixou, trocou-me por
Outro amor

Trocou-me por postes
Dizendo ser teu mais
Belo amor
Troco-me por rios
Sujos, dizendo ser eu
Mais imundo

Dizia, sem dizer
Agia, sem eu nem
Prever-lhe

Deixou-me de lado
Sem eu mais lhe querer
“Um mundo maravilhoso
Para se viver.”






Depende de Nós

Apenas em pensar
Rir ou falar
O mundo que conhecemos
Está desaparecendo sem
A menos percebermos

É fácil não querer reparar
Pois é simples notar,
Florestas e animais
Estão morrendo, pela
Ganância de nós mesmos

É fácil dizer ”eu quero mudar”
Mais é difícil se encorajar
Mesmo aqueles que estão
Conseguindo, é difícil
Mudar o destino

O que você vai fazer
O mundo pede socorro
Cabe a você,
Querer ajudar, ou apenas deixar
A vida te levar.






Natureza ameaçada

A nossa natureza
Esta sumindo
Por causa do nosso
Puro egoísmo

Cortando e queimando
Em vez de plantando,
E nós apenas vendo
Tudo morrendo

Plantas queimadas
Arvores cortada
Quando vai acabar
Essa destruição em massa

Dinheiro e mais dinheiro
Só pensamos em dinheiro
Esquecendo até,
Quem somos mesmo.





Se eu preservasse você...

Se eu preservasse você...
Que maravilha seria viver
Sair e respirar,
Ter sua beleza em todo lugar

Passarinhos cantando,
Flores brotando
Todos em uma imensa alegria
Vivendo sempre em harmonia

Sem caçar, sem desmatar,
Apenas comendo
O que você nos dá

Se eu preservasse você...
Que maravilha seria dormir
Nunca sonhando você sendo destruída
Ou então toda poluída

Se eu preservasse você...








Trilhas de São Paulo


Os amantes da aventura e dos passeios ao ar livre dispõem de novo projeto: o Trilhas de São Paulo. Desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e Fundação Florestal, visa a incentivar o turista a conhecer 40 trilhas espalhadas em 19 Unidades de Conservação do Estado de São Paulo.
O projeto Trilhas de São Paulo, criado neste ano pela governo paulista tem como objetivo aproximar as pessoas da natureza.
Os visitantes têm a oportunidade de ver animais nativos da Mata Atlântica - alguns em extinção -, participar de atividades como rafting e mergulho e praticar o bird watching, principal atração do Parque Intervales, por exemplo.
Comprando o passaporte do projeto, que custa R$ 5,00, o turista poderá percorrer 40 trilhas espalhadas entre 19 reservas ecológicas do Estado. Cada uma delas, quando completada, valerá um carimbo no passaporte.
Os destinos estão divididos em três níveis de dificuldade, e conforme os participantes completam as trilhas de cada um desses níveis, ele ganha brindes como mochilas e camisetas, por exemplo.
Meio ambiente, atividade física e qualidade de vida, tudo a ver!

EcoPrático

EcoPrático é o primeiro reality show da TV Cultura. Didático e divertido, EcoPrático trata a sustentabilidade com leveza e bom humor. A cada programa, uma casa/família é escolhida para uma reciclagem de hábitos relacionados a sustentabilidade no dia-a-dia. O programa vai proporcionar mudanças físicas e comportamentais nos participantes - aumentando as eco-práticas da casa e da família.


Horários : Domingos 21h e Quartas 19:30 h



Fonte: EcoPrático

São Paulo ganhará uma ciclovia de 20 km


Os ciclistas da cidade de São Paulo, acostumados a dividir seu espaço nas ruas com ônibus, motocicletas e automóveis, em breve ganharão uma ciclovia de 20 km, ao longo da Marginal Pinheiros. A conclusão das obras estão previstas para o final do ano que vem.
O primeiro trecho a ser entregue fará a ligação entre os Parques do Povo (Itaim) e o Villa Lobos, cuja distância é de 7,5 km. A ciclovia será construída ao lado dos trilhos da CPTM. Segundo Sr. José Luiz Portella, Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, o estudo para viabilidade da obra ficará pronto em 60 dias.

Faixa exclusiva para ciclistas

Segundo a Prefeitura de São Paulo, outra benfeitoria que ficará pronta até o dia 30 desse mês é a faixa exclusiva para ciclistas, que funcionará aos domingos, das 07h00 às 12h00 - ligando o Parque do Povo ao do Ibirapuera - com um percurso de 5,o km.
Bem, a necessidade de se criar mais alternativas ao público que utiliza a bicicleta na sua locomoção diária é muito grande, por isso, esperamos que essas obras sejam só o começo de um projeto mais ousado para a construção de centenas de quilômetros de ciclovias, que não custam muito aos cofres públicos, além de serem alternativas sustentáveis aos paulistanos que não aguentam mais o trânsito da cidade.

Fonte: Reação Ambiental

O que achou da iniciativa ? Seja o primeiro a comentar.

Abraços.

Adesão à lei antifumo é de 99,2%

Todos nós sabemos que o cigarro provoca inúmeros danos à saude dos fumantes, das pessoas que são obrigadas a respirar essa mesma fumaça , além dos prejuízos causados à saúde pública e ao meio ambiente.
Apesar das campanhas contrárias ao vício, infelizmente ainda há muitos fumantes em nosso país! Como sinal de reconhecimento desse problema social, o Governo Estatual de São Paulo criou a Lei que proibisse o fumo em ambientes fechados e de convívio coletivo.
Na primeira semana da lei antifumo, as blitze diárias de fiscalização constataram que a adesão dos paulistas à norma é praticamente total. Durante os sete primeiros dias de vigência da lei, foram fiscalizados 7.428 lugares. Desses, 99,2% já cumpriam a lei. Apenas 55 estabelecimentos foram multados pelos agentes da Vigilância Sanitária e do Procon. As autuações corresponderam a menos de 1% dos locais fiscalizados.
"A lei entrou em vigor no último dia 7 de agosto. Mas a sociedade já vinha se preparando e esperando por ela. Daí a tranqüilidade que estamos vendo. O processo de conscientização sobre os males do cigarro e sobre a importância de mantermos os ambientes fechados livres do tabaco foi fundamental. A lei está sendo cumprida, principalmente, porque foi aprovada pela população. Ao lado disso, continuamos atentos e presentes com a fiscalização, para coibir os eventuais casos de desrespeito à lei", afirma Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária do Estado.
Quem quiser informar sobre o descumprimento da lei, pode fazer a denúncia por meio do telefone 0800 771 3541 ou pelo site http://www.leiantifumo.sp.gov.br/

E você, gostou desta lei que proibe o uso do cigarro em ambientes fechados? Deixe sua opinião nos comentários.
Bom final de semana !

Animação - vírus da gripe

Para pensar e rir...

Vídeo-animação que demonstra com desenhos simples o processo da disseminação de vírus de gripe (mas se aplica a vários outros males virais também). Uma forma rápida de fazer entender como se proteger do vírus.



Simples hábitos de higiene como lavar as mãos e evitar tocar olhos, bocas e nariz, são muito importantes para evitar a contaminação pelo vírus H1N1 (gripe suína).

Abraços.

Músculos ou coração? Exercícios anaeróbios e aeróbios?

Quais são as diferenças entre exercícios aeróbios e anaeróbios? Quais são os benefícios, indicações e contra-indicações dos diferentes tipos de atividade física? Quando realizamos qualquer tipo de exercício físico, nosso corpo é submetido à uma série de adaptações e ajustes, que dependem fundamentalmente da natureza, intensidade e duração do exercício. O entendimento dessas adaptações é muito importante para a conscientização dos benefícios e dos eventuais problemas que possam aparecer. O ponto de partida para esse raciocínio é o processo da contração muscular que vai dar origem ao movimento. Quando nossos músculos se contraem, existe uma transformação da energia química armazenada nos músculos em energia mecânica (trabalho = movimento), sendo que grande parte dessa energia química também é transformada em calor. Assim sendo, a realização de uma atividade física vai ser uma constante utilização da energia química dos músculos. Para que se possa sustentar o exercício, será necessário um contínuo suprimento dessa energia. Esse suprimento pode ter basicamente duas fontes diferentes: 1) Fontes de energia obtidas à partir de mecanismos independentes da utilização de oxigênio.2) Energia produzida através da utilização do oxigênio para "queimar" os substratos energéticos, principalmente as gorduras e os hidratos de carbono. Quando o exercício é de alta intensidade e curta duração, a energia é obtida principalmente do primeiro sistema, ou seja, sem a participação do oxigênio. Esses são os chamados exercícios anaeróbios, e compreendem atividades como levantar um peso, subir escadas rapidamente, correr em velocidade etc. As adaptações necessárias ocorrem fundamentalmente nos próprios músculos e propiciam os chamados benefícios de exercícios localizados. Por outro lado, quando o exercício é moderado, ou seja de baixa intensidade e longa duração, a energia vai ser obtida principalmente pela utilização do oxigênio, caracterizando os exercícios como aeróbios. Andar, pedalar, nadar, dançar, correr em velocidade moderada, são exemplos de atividades aeróbias. Nesse caso, as adaptações solicitam o envolvimento dos pulmões, coração e circulação para trazer oxigênio para os músculos. Os benefícios serão, portanto, mais de natureza cardio-respiratória. Em resumo, os exercícios anaeróbios são aqueles que têm efeito mais localizado nos músculos, enquanto que os exercícios aeróbios beneficiam principalmente a saúde do sistema cardio-respiratório.
comentario

O corpo humano é uma máquina, e antes de fazer qualquer atividade física, e necessário saber como essa máquina funciona em atividade. Informações simples como essa podem trazer vários benefícios a nossa saúde. Bjs

Glaucia e Priscila
Fonte www.corpoperfeito.com.br

Qualidade de vida fora da sala


Humor também é coisa séria! Muitas vezes através dele conseguimos fazer uma boa reflexão sobre nossos “mal hábitos” diários.
Dica: Ao invés de só ficar ligadão na programação televisiva, experimente dedicar uma parte de seu tempo para atividades esportivas, ter uma alimentação saudável e dar mais atenção para sua família.
Com isso você terá uma saúde melhor, mais qualidade de vida e estará colaborando para a redução do aquecimento global.
Experimenta! Experimenta! Experimenta!


Fonte: Reação Ambiental

Até mais!

Abraços

Jornal da Gente - 3ºD

Jornal da Gente é uma produção dos alunos Mauro, Luan, Amanda Medina, Jéssica Lana,Stephanie e Karoline Marjorie. Um Jornal criativo e interessante feito para o projeto de educação ambiental na E.E. Waldir Rodolpho de Castro.




Bom , né? Deixe sua nota nos comentários.

Bjs