Sexteto do Jô invade o Rio Tietê em São Paulo



Com muito humor, o sexteto do Jô Soares faz uma paródia e descrevem a sensação de estar na margem do Tietê.
Glaucia e Priscila

fonte:http://www.youtube.com/watch?v=WBDKKcv4JeQ

Rio Pinheiros - 2°B

Este é um excelente documentário de curta duração, produzido pelos alunos Maicon, Jeferson, Thais e Marcelo do 2°B para o nosso projeto de educação ambiental.





E aí gostou? Dê sua nota. Em breve estaremos postando mais produções.

Abraços e boa semana !!

Casaco ecologicamente correto

Prá descontrair... Veja este vídeo e ria...



Isso é que é um casaco realmente ecológico...rsrs


Abraços

"Saco é um saco"

O Ministério do Meio Ambiente lançou na terça-feira (23/06) a campanha "Saco é um saco. Para nós, para a cidade, para o planeta e para o futuro" em São Paulo, que pretende conscientizar a população a respeito do uso das sacolinhas plásticas.




Bom, por hoje é só. Esperamos seu comentário.

Tchau..

Tomar banho com lixo?

Veja o que deveria acontecer com quem joga lixo nos rios :



A poluição é, na grande maioria das vezes, causada por nós, pessoas comuns.O vídeo abaixo satiriza esse tipo de comportamento do “homem moderno”, que na verdade de moderno não tem nada, pois desde que a humanidade surgiu como sociedade organizada temos o problema sério do lixo.

Fonte: Blog do Futuro

Mais vídeos - 2°B

Oi gente! Tudo bem ?

Hoje estamos postando mais uma produção de vídeos do projeto.
Futuro melhor é o nome da música composta e cantada por Daniel Souza com a participação Bárbara Damiana e Bruna Fernandes, todos do 2°B.



É isso aí... o que achou? Comente e dê sua nota ! Em breve estaremos postando mais produções.

Abraços.

CO2


Você sabe quanto contribui para a poluição do ar? Clique aqui e descubra fazendo um simples teste!

Chuveiro sustentável


Uma das melhores vantagens de se ter uma vida sustentável é a economia que ela nos trás, seja de ordem financeira ou ecológica. Se forem as duas coisas, então, todo mundo sai ganhando.
Pois é justamente por contribuir na redução nos gastos com a conta de luz e diminuir o desperdício de água, que o REWATT é um produto bem interessante sob todos os pontos de vista.
Fabricado por uma empresa de Minas Gerais, o produto serve como um “reciclador” de energia térmica. O tapete (vendido em três cores) possui uma placa de alumínio que usa o calor da água do banho para aquecer a água do encanamento. Dessa forma, segundo os fabricantes, é possível economizar em até 50% o gasto energético do chuveiro, o que por sua vez representaria uma redução de 20% a 30% na conta da luz da casa. O Rewatt ainda serve como tapete antiderrapante.
Fonte: Ecoprático, Reação Ambiental

Vídeos do projeto - 2°C

Olá queridos alunos !! A partir de hoje iremos colocar no blog alguns trabalhos do projeto feitos por vocês alunos. Veja então uma produção divertida e criativa de alguns alunos do 2°C:




Nota: O blog não se responsabiliza por quaisquer erros de ortografia ou outros que possam eventualmente ocorrer. Levamos em consideração apenas a mensagem e criatividade dos seus idealizadores.

Queremos saber sua opinião ! Entre, comente o que achou do vídeo e dê sua nota. Em breve estaremos disponibilizando outras produções.


Abraços,


Profa. Gláucia e Priscila

Concreto ecológico

Olá gente ! Tudo bem ?

Um concreto feito com boa parte de material reciclável ajuda a diminuir os danos ao meio ambiente. A descoberta de pesquisadores do Rio também pode deixar a obra mais barata. JH, 20/02/2008 Veja :



Uma grande descoberta, pois além de reduzir resíduos que seriam destinados ao lixo, é mais econômico diminui as emissões de CO2, um dos grandes vilões do aquecimento global.

Abraços,

Priscila

Minks cantam - Blue Moon

Oi gente ! Desculpa o sumiço, mas sabe como é a correria... Aqui vai uma divertida charge sobre uso de casacos de pele. Retratando quando a Top Model Gisele Bundchen veio ao Brasil usando um casaco de pele de animais.



A moda de transformar animais em casacos é do século XIX. Os vestidos de festa cobriam pouco o corpo das mulheres e eram fracos para enfrentar o inverno europeu. Para cobrir os ombros, as senhoras da sociedade começaram a usar peles macias de animais como raposas, martas, lebres, chinchilas e visons. As peles eram reluzentes e combinavam com o estilo de tecidos nobres usados naquele tempo. O hábito de usar peles se consagrou no século XX, que provocou uma devastação sem precedentes, com muitos animais, entre eles filhotes, sendo mortos até a quase extinção.

Fonte :Mundo Gump

Boa semana a todos ! Não esqueça de comentar o que achou da charge.

Gláucia e Priscila

Ônibus a hidrogênio em agosto


SÃO PAULO – “O primeiro ônibus movido a hidrogênio da América Latina” foi apresentado 01/07 /09 na sede da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), e deve começar a circular em agosto na linha ABD de São Paulo, que liga Jabaquara a São Mateus.

Os primeiros testes do veículo com capacidade para 63 pessoas e que não libera nenhum poluente começaram já nesta quarta-feira, na sua apresentação.

Híbrido, pois possui célula a combustível a hidrogênio somada a três baterias de alto desempenho, o ônibus foi construído pelas companhias Tuttotrasporti e Marcopolo, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

O Brasil se torna o quinto país do mundo a ter um ônibus movido a hidrogênio em circulação no mundo. Antes dele, Alemanha (com uma frota de 30 coletivos), Estados Unidos (15), Japão (11) e China (4) já utilizam coletivos do gênero nas vias urbanas.

“Estamos fazendo a tecnologia desde o início, na mesma fase de países desenvolvidos, ao contrário do que ocorreu com o metrô”, diz José Luiz Portella, Secretario Estadual dos Transportes Metropolitanos.

A peça nacional, porém, possui uma inovação perante o resto do mundo, de acordo com os responsáveis pelo projeto. É o único que utiliza células a combustível de aplicação automotiva, o que, segundo os mesmos, barateou o custo do projeto financiado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), GEF (Global Environment Facility), com a ajuda do MME (Ministério de Minas e Energia), que obteve recursos da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).

Ao todo, segundo a descrição do grupo, o projeto custou 16 milhões de dólares.

Fonte:Info Online

O custo em água


Segundo um estudo da UNESCO, para se produzir 300g de carne de porco, são necessários 1440 litros de água. Um bife de peito de frango “custa” 1770 e assim por diante. Veja na tabela abaixo alguns comparativos e tire suas próprias conclusões:

Produto Unidade Litros de Água
Açúcar 1kg 1500
Algodão 1 camiseta 2700
Café 1 xícara 140
Carne 1kg 15500
Cerveja 1 copo 75
Cevada 1kg 1300
Frango 1kg 3900
Hamburguer 1 unidade 2400
Leite 1 litro 1000
Milho 1kg 900
Ovos 1 unidade 200
Pão Uma fatia 40
Papel 1 folha A4 10
Queijo 1kg 5000
Soja 1kg 1800
Trigo 1kg 1300
Vinho Uma taça 120

Outro número interessante do estudo é o cálculo do gasto de 80 litros de água por dólar de produto industrializado. É claro que trata-se de uma média global, devido à miríade de indústrias e países onde se encontram. Enquanto nos EUA a média é de 100 litros por dólar, em países como a Austrália e o Canadá ela é 10-15 litros, enquanto na Índia, 20-25 litros.

Entretanto, é também importante notar que a agricultura é responsável pela maior parte da água consumida no mundo, superando em 10 vezes o consumo da indústria. Daí a importância de escolhas conscientes não apenas de produtos industrializados mas principalmente, dos alimentos que consumimos.

Fonte : Mude o mundo

Plástico é um saco.

Ao utilizar sacolas retornáveis, você evita o uso das sacolas plásticas, responsáveis por grande parte do lixo nos aterros (podem chegar a 18% do total!) e reduz a poluição e o efeito estufa (já que o plástico é derivado do petróleo). Para se ter uma noção do prejuízo das sacolas plásticas, estima-se que nos EUA são utilizadas 100 bilhões delas por ano, sendo que apenas 1% é reciclada. Felizmente, está havendo uma grande onda de conscientização em relação ao problema. Alguns países pretendem banir definitivamente as sacolas de seus supermercados, e a Europa já cobra pelo uso delas há alguns anos. Então, que tal se conscientizar desses danos e adquirir sua sacola retornável? Isso sem falar da praticidade que é levar toda a sua compra em uma ou duas sacolas resistentes e bonitas, ao invés de carregar aquele monte de saquinhos plásticos que vão rasgando pelo caminho.

Para armazenar compras maiores, é possível utilizar caixas de papelão ou engradados, como aqueles que vemos na feira.

Agora, se você está pensando que não poderá viver sem as ditas sacolinhas, ou tentando imaginar onde vai colocar o seu lixo, saiba que há muitas boas soluções pra isso.

Pra começar, pegamos mais sacolinhas do que utilizamos. Elas vão se amontoando, e de vez em quando temos que jogar um tanto fora. Além disso, muitas delas nem podem ser reutilizadas, pois rasgam durante o transporte, não servindo nem para o uso a que se destinam. Um desperdício só.

"Mas onde eu vou colocar o lixo da minha casa?" Você pode utilizar as próprias embalagens dos produtos consumidos para descartar o lixo. Sacos de arroz, feijão, açúcar, pacotes de pão, sacos grandes de bolacha, etc. É só prestar atenção e ver quais podem ser utilizadas. Certamente ainda não é o ideal, visto que é plástico que continua indo para o lixo. Mas pelo menos há uma redução significativa na quantidade de plástico produzida e descartada. Falaremos abaixo sobre o que pode ser melhor que isso. Já para o lixo reciclável (lixo seco), além destas embalagens plásticas, você pode utilizar embalagens de papel: aqueles sacos de padaria, envelopes grandes de correspondência, pacotes de presente, caixas de papelão. Em último caso, utilize sacos de plástico reciclado.

Se essa ainda não é a solução ideal, o que fazer? A única maneira de reduzir o nosso impacto no meio ambiente é reduzir cada vez mais o lixo que produzimos:

- Lixo orgânico: pode retornar à natureza em forma de adubo. Se você mora em casa com quintal ou conhece alguém que more, façam uma composteira. É fácil e simples, e há sites na internet que ensinam todo o processo de montagem e utilização. Mas mesmo quem mora em apartamento, pode conversar com o síndico sobre o destino dos resíduos, repassá-los a alguém que os reutilize, ou até pensar num projeto de composteira para o condomínio.

- Outros lixos: papel higiênico e guardanapo também podem ser compostados. Já as fraldas descartáveis, que são eliminadas aos milhões e constituem um problema nos lixões, podem ser substituídas por fraldas de pano. Mas não precisam ser aquelas do tempo da vovó. Hoje já existem modelos lindos, que seguem o mesmo padrão das fraldas descartáveis, e são AIO (all in one), porque já têm, em um modelo só, a camada absorvente, a camada impermeável e por fora lindos tecidos. Podem ir pra máquina de lavar. Vale conhecer: www.babyslings.com.br.

- Lixo reciclável: a regra é reduzir. Evite embalagens desnecessárias, preste atenção naquelas que parecem recicláveis, mas não são, como isopor e plástico metalizado. Evite consumir produtos industrializados. E o restante, recicle. Verifique se o lixo que você separa está mesmo sendo destinado para a reciclagem. Roupas, brinquedos e móveis também podem ser reciclados ou doados.

Não pense que o problema também não é seu. Reflita, e faça a sua parte!


Fonte: Faça sua parte

Nota: Tá aí uma solução super simples que cada pessoa pode fazer e que o resultado final gera uma grande diferença na diminuição do lixo e até contribuir positivitamente para redução do aquecimento global, pois o plástico é derivado do petróleo.
Você sabia de tudo isso ? O que achou ? Acha que é possível mudar os seus hábitos e os da sua família ? Deixe seu comentário para nós!

Priscila