Enquete : não deixe de respondê-la

Olá alunos !

Criamos uma enquete e gostaríamos de saber a sua opinião sobre o que você mais gostaria de fazer prá ajudar o meio ambiente.

Também não esqueça de dar sua opinião nos comentários, ela é importante para nós.

Beijos

Prof. Priscila Maio e Gláucia

Celular ecológico

Não é novidade alguma falar que os lançamentos de telefones celulares cada vez mais modernos tem mantido o mercado destes aparelhos sempre aquecido.

A grande novidade agora não está associada apenas a novas funcionalidades tecnológicas e sim a origem de sua matéria prima: garrafa pet.

As utilidades da garrafa pet é tão extensa, que mesmo com a crise financeira mundial afetando fortemente as empresas recicladoras, o reaproveitamento deste recurso é um dos poucos que mantem o mercado de reciclagem vivo.

O aparelho celular MOTOTM W233 é o primeiro celular do mundo feitos de plástico de garrafa.

A garrafa de ontem é o W233 Eco de hoje - 25% da sua estrutura externa é feita a partir de garrafas plásticas. Além disso, suas embalagem e manual são produzidos a partir de papel reciclado, e sua bateria tem maior vida útil, garantindo economia de tempo e energia. É também o primeiro telefone do mundo que traz o certificado CarbonFree.

Todo carbono emitido na fabricação, distribuição e uso do celular será compensado com investimentos em projetos de preservação, reflorestamento e energia renovável, por uma parceria com a Carbonfund.orgTM. No Brasil, as arrecadações se destinarão a um programa de tratamento de água, em Vargem Bonita (SC). O projeto prevê a coleta do metano durante o tratamento de efluentes, evitando a emissão do mesmo e, assim, colaborando com a minimização do aquecimento global.

Este aparelho da Motorola é o primeiro grande exemplo para que outros fabricantes antenados a um público cada vez sedento por tecnologia e respeito ao meio ambiente.

Vocês acham que as vendas deste aparelho vão “bombar”? Deixe seu comentário.

Fonte: Ambiente Brasil

Do lixo ao luxo

Vejam que luxo! Daquilo que pode ser considerado lixo se transformar em uma roupa fashion e despojada !
O Desfile foi realizado na Ecogerma 2009 e faz parte de um projeto realizado pela Henkel com funcionários e estudantes de escolas do entorno da fábrica.
Precisamos de mais iniciativas como estas que usam a criatividade, educação ambiental e ações sociais na comunidade carente.
Nome da obra: despojada
Materiais utilizados: plásticos e embalagens
Fonte:http://marcofelipak.arteblog.com.br

Priscila

Uma idéia brilhante !!

O povo brasileiro é mesmo muito criativo. Vejam abaixo uma solução econômica e ecológica descoberta pelo Sr. Alfredo Moser, um morador da cidade de Osasco - SP



Criatividade e jeitinho é o que não falta ao brasileiro!

Fonte : Revista Seed

Nota: E você, qual a sua idéia sustentável ? Poste suas idéias !

Dia do desafio

Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes.

É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano.

Fonte: http://www.sescpr.org.br

Nota: Em breve estarei postando fotos do dia do desafio no Waldir.

Reciclando óleo de cozinha


O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema.

Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa. Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo:

• Permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico;

• Se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática;

• Fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, liberando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.

Fonte: http://www.cetric.com.br


Nota: Uma das atividades de nosso projeto é produzir sabão com os alunos, em que eles trarão óleos usados de suas casas. Em agosto, aguarde !

Priscila